As várias faces do preconceito? Um Chute no Rascimo

As várias faces do preconceito?

O que é preconceito? Como o nome já diz é o pré-conceito,ou seja, uma opinião formada antes de se ter os conhecimentos adequados. Há inúmeros tipos de preconceito, que atinge as pessoas de varias formas.

Em uma de minhas passagens pela cidade de São Leopoldo na região metropolitana de Porto Alegre, estava trabalhando as questões de Gêneros com varias turmas no programa do governo federal chamado escola de Fábrica, em uma destas turmas me chamou muito atenção, pois no debate de gênero com uma turma exclusivamente masculina (jovens de 15 a 20 anos), fiz uma pergunta muito simples: alguém nesta sala tem algum tipo de preconceito, para minha surpresa ninguém era preconceituoso, mas após assistir ao filme de Pedro Almodóvar (polemico como sempre) má educação (La ma Educacion) teve um menino que chutou a classe (acreditem)e disse que eu estava incentivado o homossexualismo,isso por que no inicio do filme tem uma cena muito forte de dois rapazes se relacionando.

Após o filme perguntei novamente se os meus alunos tinha algum tipo de preconceito e todos levantaram a mão, bom meus amigos digo para vocês, nos os homens não suportamos ver dois homens beijando-se, mas duas mulheres e nosso sonho de consumo. Abaixo estão os principais tipos de pré- conceito:

Preconceito à outra cor – É denominado de racismo e existe principalmente em relação à negros. No Brasil, surgiu com a escravidão e é muito presente até hoje, apesar de a escravidão ter sido abolida em 1888. Há também o racismo contra brancos, amarelos, vermelhos, pardos etc…

Preconceito contra loiras- Quem nunca ouviu uma piadinha sobre loiras burras?

Preconceito à outra religião – Hoje em dia, o maior exemplo deste preconceito são os conflitos no Oriente Médio. A luta entre judeus e islâmicos custa dezenas de vidas diariamente. Grupos extremistas no Iraque matam inocentes cruelmente somente porque são de outra religião. Mas no Brasil este tipo de preconceito tem uma disputa entre as igrejas evangélicas e a igreja católica.

Preconceito contra as mulheres – É denominado de machismo e existe por causa do antigo papel das mulheres como dona de casa. O machismo gera muita mágoa porque vários homens não reconhecem a capacidade das mulheres de fazerem algo diferente à costurar e cozinhar. Bom no meu caso acho justo ter direitos iguais ate na hora de pagar a conta no restaurante, no bar no cinema etc……

Preconceito quanto a classe social – Ricos discriminam pessoas de baixa classe social, com famosas frases do tipo ,,Isso é coisa de pobre..”, ou vice-versa.

Preconceito contra pessoas de outra orientação sexual – Homossexuais e bisexuais são muito agredidos moralmente e até fisicamente só por não serem “iguais”. É uma triste realidade, tanto que vários escondem sua preferência sexual.

Preconceito contra pessoas de outra nacionalidade – A maioria dos brasileiros critica os norte-americanos, apesar de estar sempre os imitando. Brasileiros sofrem de preconceito em outros países, assim como muitos estrangeiros são discriminados no Brasil. Precisamos aprender que nem todo português é burro e nem todo brasileiro é malandro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s