Aluno da Universidade Pública Vs Aluno Universidade Particular

Bom nestes meus 12 anos de magistério a pergunta que os vestibulando, me fazem em todos os cursinhos: Quanto tempo tenho que me dedicar para uma o vestibular da universidade particular? E eu respondo com toda minha sinceridade, nenhum. Para os meus bons vestibulandos eu conto uma pequena historia.

“Numa certa Faculdade aqui de Passo Fundo a minha esposa se escreveu para fazer o dito vestibular, para o curso de Psicologia, ligamos para o disque vestibular desta “facu” e o atendente falou que o vestibular seria no domingo, para a nossa surpresa o vestibular foi no domingo, ate ai tudo bem, ficamos indignados e ai pensamos entrar em contato com a faculdade, mas desistimos. Para nossa surpresa na outra semana ligam dessa faculdade para a minha esposa fazer a matricula para o curso de psicologia, ai eu digo entrou na faculdade sem vestibular”.

Bom mas vamos o que interessa, Eu acredito que as universidades públicas são realmente melhores que as particulares, mas por que? A maioria dos alunos que fazem uma faculdade pública são alunos que estudaram em escolas particulares (ou que tiveram condições de pagar um cursinho), pois os vestibulares para essas universidades são difíceis e a maioria dos alunos de rede pública não conseguem passar, já os alunos de rede particular tiveram um ensino de qualidade e não uma educação sucateada com professores mal remunerados, os alunos da escola pública , depois de estudarem muito conseguem entrar em uma faculdade renomada também, mas particular.

Não digo que não existam faculdades particulares que são ótimas

Na universidade particular qualquer um entra, é só ter dinheiro, já nas faculdades públicas os alunos são escolhidos a dedo, na particular os alunos pagando ate escapam de vestibular e em muitas até recebem certificado sem nem mesmo ter pego um livro pra estudar pra alguma prova, nas públicas os alunos realmente tem que estudar para conseguir um certificado.

A educação nas escolas públicas é uma decadência e são poucas as escolas públicas que têm um bom ensino, ao contrário das faculdades públicas que são bem mais concorridas do que as particulares e difícil de entrar, e os filhos dos menos afortunados que não puderam estudar em boas escolas particulares e tendo que trabalhar e estudar ao mesmo tempo, sem ao menos poder pagar um cursinho pré-vestibular, acabam ficando para trás no patamar educacional, ficando com os piores empregos e sem qualificação, e em contra partida estão na universidades públicas filhinhos de papai, playboys, resumindo as universidades públicas que deveriam ser prioridades para quem não têm condições de pagar uma faculdade particular são dominadas por uma classe da elite Brasileira, e ficando excluídos os pobres que não teve um bom ensino..

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s