REVISÃO DE LITERATURA PARA P2 – TURMA 3003

SEMANA DE ARTE MODERNA

 “O sapo-tanoeiro/Parnasiano aguado/Diz: – Meu cancioneiro/É bem martelado.”

OS SAPOS – MANUEL BANDEIRA

 PERIODO: Noites dos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de SAMPA.

OBJETIVO:  A destruição das velhas formas artísticas na literatura, na música e nas artes plásticas.

  • SÍNTESE DO CLIMA DO MOMENTO:

“Não sabemos o que queremos. Mas sabemos o que não queremos.”

          – OSWALD DE ANDRADE –

Veja os principais participantes da Semana:

MOVIMENTOS MODERNISTAS

MOVIMENTO PAU –BRASIL Tinha como objetivo a redescoberta e revalorização da cultura primitiva brasileira. Faziam parte do movimento Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Raul Bopp, Alcântara Machado e Tarsila do Amaral

 

MOVIMENTO VERDE AMARELO: Foi um movimento de reação ao movimento Pau-Brasil, pois ao contrário do primeiro, propunha uma arte livre das influências européias, buscando uma identidade realmente nacional. Para seus adeptos, o nacionalismo de Oswald era um nacionalismo importado.Faziam parte do movimento Plínio Salgado, Cassiano Ricardo e Menotti del Picchia

MOVIMENTO ANTROPOFAGICO: Origina-se no trabalho da pintora Tarsila do Amaral. E é com o quadro Abaporu, que tem início Movimento antropofágico queria justamente isso, “devorar” a cultura estrangeira, para reelaborá-la com autonomia. Participaram do movimento, além de Oswald, Tarsila do Amaral, Raul Bopp, Alcântara Machado

MOVIMENTO ESPIRITUALISTA: Como o próprio nome já sugere, voltou-se para o interior do ser humano, para o misticismo e a religião, mostrando-se um pouco distante da irreverência dos outros movimentos. Buscava uma conciliação entre o passado e o futuro.

 MOVIMENTO REGIONALISTA Voltada para a valorização da cultura regional, especialmente a nordestina. Manifesto  O regionalismo nordestino conta com Graciliano Ramos, José Lins do Rego, José Américo de Almeida, Rachel de Queiroz, Jorge Amado e João Cabral

TROPICALISMO Tinha também objetivos sociais e políticos, mas principalmente comportamentais, que encontraram eco em boa parte da sociedade, sob o regime militar, no final da década de 1960. O movimento manifestou-se principalmente na música (cujos maiores representantes foram Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé)

  MODERNISMO

O modernismo brasileiro foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX, sobretudo no campo da literatura e das artes plásticas

CONTEXTO HISTORICO: Primeira Guerra Mundial

. CARACTERISTICAS LITERARIAS

  • Ânsia de Modernidade (rejeição do passado)
  • Liberdade de criação artística
  • Sentimento nacionalista
  • Presença do cotidiano e do prosaico

Costuma-se dividir o Modernismo brasileiro em três grandes fases. Veja quais são:

1ª Fase (1922-1930)

HERÓICA

2ª Fase (1930-1945)

CONSOLIDAÇÃO

3ª Fase (1945 em diante)

REFLEXÃO

MODERNISMO

PRIMEIRA FASE MODERNISTA (1922-1930)

INÍCIO: Semana da Arte Moderna

FIM: Revolução de trinta e tomada de poder por Getúlio Vargas.

 HISTÓRIA

  • Fim das oligarquias rurais e da política café com leite
  • Revolução de 1930 (Getúlio no poder)

 REVISTAS: Klaxon e Antropofagia

 CARACTERÍSTICAS GERAIS

Forma e conteúdo: liberdade formal (crítica do país)

Poemas-piada: sátira de costumes passadista e de velhas escolas literárias

 Paródia e literatura popular: sátira de obras sérias do passado.

Verso livre e linguagem coloquial: literatura próxima da fala popular

 Rompimento com o passado: procura do moderno, do original, do polêmico

 Nacionalismo: crítico (denúncia da realidade) e ufanista (Verde-Amarelista)

AUTORES

MÁRIO DE ANDRADE:

  • Linguagem coloquial / folclore / Macunaíma (anti-herói)

Um dos principais articuladores da Semana de Arte Moderna, Mário de Andrade foi poeta, contista, romancista, crítico literário e teórico da literatura. Adotava em suas obras temática nacionalista, sociocultural e lírico-amorosa.

OBRAS

  • Paulicéia desvairada/ Macunaíma /Amar, verbo intransitivo.

OSWALD DE ANDRADE:

Um dos escritores mais dinâmicos e controvertidos do Modernismo, polêmico e revolucionário, foi jornalista, poeta, romancista e teatrólogo.

OBRAS

  • Pau-Brasil,/ Memórias sentimentais de João Miramar /Serafim Ponte Grande;

Nacionalismo crítico / paródia / linguagem coloquial / valorização do cotidiano / poema-pílula / capítulos curtos.

MANUEL BANDEIRA:

Um dos mais importantes poetas do Modernismo adotava como temática a infância, o amor e a mulher amada, o sofrimento, a proximidade da morte, o cotidiano e a própria poesia. Tinha um estilo livre, com linguagem coloquial e grande domínio da versificação.

Obras

  • ·         Libertinagem / A cinza das horas/ Estrela da manhã,

 

Libertinagem (liberdade de conteúdo e de forma) / temas autobiográficos (infância, família, morte, cotidiano, humor, ceticismo, ironia, idealização de um mundo melhor).

Cecília Meireles:

Escritora de tendência intimista e linguagem musical e metafórica, Cecília Meireles também é enquadrada na segunda geração modernista.

Obras

Romanceiro da Inconfidência / Viagem / Mar absoluto

Menotti Del Picchia:

Ligado ao grupo verde-amarelo,

Obras Juca Mulato. (poema regionalista)

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