PROVAS DA UFRGS – segundo dia de provas com um tema de Redação fácil!!!!!!

download (4)

 O segundo dia de provas do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi realizado as provas de Língua Portuguesa e Redação. O tema do texto foi “Amizade real e virtual – as características da amizade no dia de hoje”, fazendo relação com as novas mídias. As provas de Português e Redação são as mais temidas pelos candidatos. Ao sair da prova alguns candidatos já estavam ligando para amigos e amigas ou até mesmo professores e numa dessas que recebi uma ligação de uma das minhas alunas do Enem Petcursos

Choco: — Você nem imagina o que era o tema da redação esse ano: amizade, dá pra acreditar? E ainda relacionaram com a internet, muito fácil!

Acredito que ao trazer no texto motivacional a letra da música Canção da América, de Milton Nascimento e Fernando Brant, aquela da famosa frase “amigo é coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito”, a redação da universidade propôs aos candidatos uma reflexão sobre as possibilidades de aproximação e de afastamento trazidas pela internet e pelas redes sociais nas relações de amizade.

Com base no relato de que é comum ver amigos reunidos em um mesmo ambiente físico, mas com a atenção voltada a tablets e smartphones, os vestibulandos tinham de responder a questão: “Na sua opinião, o que é amizade nos dias de hoje?”.

17143747

              A UFRGS abandonou a dissertação sobre um tema polêmico e partiu para um tema filosófico. Não foi uma grande surpresa para quem conhece a linha que a universidade adota.

Que acompanha o vestibulares da UFRGS sabe que este é o terceiro ano consecutivo que aparece um tema subjetivo. Depois de uma redação que tinha como tema a Língua Portuguesa em 2012, um tema objetivo, a universidade pediu que os alunos escrevessem sobre humor em 2013 e sobre a sua visão de clássico literário em 2014, duas propostas subjetivas.
o tema  desse ano e tido como fácil mas não significa  que os alunos produzirão  bons textos.

Os alunos que terão destaque serão os que dominam a gramática e têm fluência no texto. Só conhecer o tema não garante nada, é preciso ter boa argumentação.

Entre as críticas que o tema recebeu nas redes sociais estão os argumentos de que o assunto já foi muito debatido e que a abordagem induz a uma idéia negativa da internet e das redes sociais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s