O difícil é Reprovar

logo_aprovar

Em busca de clientes, muitas instituições privadas precarizam os vestibulares Está cada vez mais fácil ter acesso ao ensino superior, principalmente nas instituições de ensino particular. Pois em busca de clientes, algumas faculdades precarizam o acesso aos cursos.

Na maioria dos casos, as provas do vestibular das faculdades apresentam poucas questões e exigem uma baixa qualidade de texto e domínio da língua portuguesa para aprovar o candidato em muitas vezes o acesso e feito através de uma redação que nunca e levada a sério. Resultado? Virou tarefa mais difícil reprovar em um vestibular que ser aprovado.

Muitos casos os alunos se inscrevem e nem vão fazer a prova e faculdades entram em contato para fazer a matricula.

Parte das instituições privadas possuem dois tipos de seleção: o vestibular tradicional e a prova agendada. O tradicional acontece apenas uma vez a cada semestre, e costuma oferecer uma porcentagem de bolsas de estudo. Já a segunda opção de seleção pode ser agendada pelo candidato em um período determinado que se inicia meses antes do início de semestre.

A facilidade do vestibular e o ingresso no ensino superior pode gerar profissionais superficiais. “Eu achei a prova muito fácil, pensei que seria mais difícil. Na minha sala, vejo que tem muitos estudantes que estão ali apenas para garantir diploma para fazer concurso público.”.relato de um estudante para este blog.

O problema que prejudica o modo de seleção dos candidatos nas instituições particulares de ensino começa a ser identificado também no decorrer do curso. Muitos acabam desistindo no meio do caminho, por não conseguirem levar a diante. Dados do Ministério da Educação apontam que entre 2008 e 2009, 896.455 estudantes abandonaram a universidade – o que representa uma média de 20,9% do universo de alunos.

Hoje a maior dificuldade não é passar no vestibular e sim conseguir um Fies.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s